Audiência pública contou com pouca participação popular para tratar da LDO/2019.
A Audiência Pública foi para discussão e elaboração do Projeto de Lei Municipal 011/2018, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2019 e foi realizada na sexta-feira, dia 27.
A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Juara composta pelos vereadores Valdir Leandro Cavichiolli (PR), Flávio Valério (SD) e Francisco Valtenio Sales (PSB).
O vereador Leo Boy, presidente da comissão lamentou a pouca participação da comunidade na formalização dos itens elaborados, uma vez que a LDO é o ponto de equilíbrio entre receita e despesa e todos deveriam se envolver nesta questão.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) engloba o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) e tudo o que for definido nestas três peças deverão ser cumpridas a risca pelo Poder Executivo.
“Quem define o que deverá ser feito na cidade e no interior são os próprios moradores. Por isso que as audiências públicas são convocadas para que todos possam opinar, reivindicar. Agora, se a comunidade não participa, acha que está tudo bem, a gente fecha o orçamento, faremos as emendas que entendemos necessárias e enviamos o projeto para votação em plenário” argumentou Leo Boy.
O valor aproximado do orçamento para o ano que vem é de R$ 123.000.000,00 (cento e vinte e três milhões de reais) e de acordo com o relator da comissão, vereador Flavio Valério, a LDO vai receber as emendas e será encaminhada para votação nas próximas sessões. Logo após este trâmite, será encaminhada ao Poder Executivo.