ACS e ACE se reúnem na Câmara de Vereadores.

Eles aguardam legalização junto ao TCE.
ACS e ACE se reúnem na Câmara de Vereadores.

Reunião com ACS e ACE.

Representando a Administração Pública de Juara, os secretários municipais de Administração, Cleirto Sinhorin, e o de Saúde, Kaio Vilela, se reuniram com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitário de Endemias (ACE), o encontro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, e além dos profissionais, também contou com a presença do vereador Salvador Pizzolio.

De acordo com o secretário de Saúde, Kaio Vilela, será realizado um processo seletivo para a formação de um cadastro reserva desses profissionais, já que será analisado individualmente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) o caso de cada agente, determinando se o processo em que foi aprovado anteriormente tem legalidade ou não. Mas, enquanto esse processo não se resolve, os ACS e ACE continuarão trabalhando normalmente. “Havia uma preocupação pela determinação do TCE, que fosse feita toda a dispensa da equipe, e realizado um novo teste seletivo para que se pudesse validar. Então vamos formular um edital de teste seletivo, porém caso a caso será analisado novamente”, disse o secretário.

Kaio garantiu que os profissionais continuarão trabalhando normalmente. “Permanecem todos os profissionais trabalhando até a decisão final do Tribunal de Contas. É uma proposta que foi formulada juntamente com os agentes, que também estiveram presentes no TCE, por isso será aberto vagas em cadastro de reserva, por que aí se houver algum entendimento de que algum teste seletivo anterior não for validado, aí sim será convocado esse profissional de cadastro de reserva”, explicou.

“Foi bom por que definiu uma situação que vinha se arrastando há vários dias, a insegurança era grande. Agora esses profissionais estão cientes de que terão que ser submetidos ao teste seletivo. Esses agentes que já estão na ativa continuarão trabalhando, até que seja avaliado caso a caso, se for necessário esses aprovados no cadastro de reserva serão convocados. Mas, a orientação é que todos realizem o teste seletivo”, reafirmou o vereador Salvador Pizzolio.

A reunião foi avaliada de forma positiva pela representante dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Gilciane Gotardo de Souza. “Foi muito positiva essa reunião, conseguimos entender a proposta, agora vamos aguardar essa avaliação de cada profissional e a realização do teste seletivo”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura/Juara/MT.