Ações sociais conjuntas retiram moradores de rua em Juara.

Ações sociais conjuntas retiram moradores de rua em Juara.

Moradores de rua recebem atendimento

Todas estas pessoas foram retiradas das ruas e praças da cidade de Juara. São indivíduos que abandonam o lar, os familiares e se aventuram no mundo das drogas e do álcool . Sem um teto que os abrigue, eles fazem das vias públicas a sua morada.

Algumas destas pessoas até trabalham esporadicamente em fazendas, mas o que ganham torram tudo em bebida. Muitos estão enfraquecidos pela má e pouca alimentação, outros estão doentes e precisam de tratamento. Neste caso não é só para os problemas visíveis, mas necessitam, ainda, de acompanhamento psicológico.

Agora, numa ação conjunta com as Polícias Civil e Militar, Casa de Recuperação Caminho da Esperança, Associação Amigos dos Moradores de Rua (AAMOR) e Secretaria Municipal de Promoção Social, estas pessoas foram recolhidas e várias ações foram desenvolvidas com elas. Primeiramente, todas passaram por avaliação de saúde, tomaram banho, cortaram o cabelo, ganharam roupas limpas e saborearam um café da manhã, nesta quarta-feira 02.

Depois de feita toda a triagem e um questionário, os agentes públicos encaminham estas pessoas para as casas de abrigo. Muitos não possuem documentos pessoais e isto vai ser providenciado pelo CRAS e pela Secretaria de Promoção Social, conforme explicou a Primeira-Dama, Anita Nunes Piovesan. Alguns, ainda, serão orientados e retornarem para suas famílias ou para as suas cidades de origem com o apoio da Prefeitura Municipal de Juara e parceiros.

A presença destes indivíduos vadiando pelas ruas e praças gera um sério problema social ä comunidade. O abuso de alguns coloca medo em mulheres e crianças, até brigas e assassinatos já se registrou entre. “Tudo os que eles querem é bebida, trocam até comida por um `corote` de cachaça, são doentes que precisam de atendimento médico e psíquico. É o que estamos fazendo nesta grande parceria” afirmou Anita Nunes Piovesan, Secretária de Promoção Social.